Camomila





Matricaria recutita

SINÓNIMOS: Margaça-das-boticas, camomila-da-Alemanha, macela.

PARTES USADAS: Empregam-se as flores por serem ricas em óleos essenciais como o camazuleno e o bisaboleno. Entre os outros ingredientes activos estão flavonóides, taninos e ácido valeriano.

EFEITOS MEDICINAIS: Os óleos essenciais da camomila têm efeitos anti-inflamatórios, pelo que a camomila é usada para tratar das inflamações do tracto digestivo e respiratório. Também se usa a camomila nos problemas de pele como o acne ou abcessos, feridas crónicas ou inflamações nas unhas.

APLICAÇÕES: Quando consumido com regularidade, os chá de camomila ajuda no tratamento de desarranjos gástricos, enjoos, náuseas e entrites. Gargarejar ou buchechar com o chá de camomila facilita a cicatrização de gengivites, estomatites e faringites. Os vapores de camomila aliviam tosses e gripes. Recomenda-se a lavagem com camomila de feridas crónicas, hemorródias ou inflamações no sabugo das unhas.

CHÁ: Deite uma chávena de água quente sobre uma colher de sopa de camomila. Deixe em infusão durante cerca de 10 minutos e depois coe. Beba 3 a 4 chávenas ao longo do dia.

Fonte: http://www.remedios-naturais.com/camomila 
0